O conceito do projeto se baseou nos fundamentos do SESC e também se configura como uma crítica à carência de suporte a população por parte do estado. O partido formal é a representação da crítica, parte-se da subjetividade para o concreto, a falta de soluções estruturais governamentais que resolvam problemas sociais da origem a sólidos que parecem não ter apoio, a brincadeira com o limite também é explorada pela luz natural acentuando o desequilíbrio. Outro fator contemplado é a função da entidade de atuar na falha, assim cria-se uma brincadeira de cheios e vazios, como se houvessem sido extraídos pedaços do inteiro, e a luz penetrando nestas fendas ganharia significado de solução.
Para capturar a idéia de abrangência que permeia instituição, acompanha o projeto a intenção de desenhar espaços acessíveis e convidativos; outro caráter explorado é o educativo, que aparece com jogos de luz natural e reflexos criando ambientes instigantes.
Assim pode-se resumir o conceito em quatro palavras-chave : desequilíbrio, subtração, abrangência e estímulo.